Fundação 13 de Agosto de 2006

"Façam tudo para a glória de Deus" (1 Co 10.31B)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TU ÉS O CRISTO! (Mateus 16. 13-20)




Confessar algo sempre é muito difícil. Quando cometemos algo de errado sempre nos vem a preocupação “será que eu realmente devo contar o que fiz?”. Ou confessar que está apaixonado por alguém, Nossa! Não há ninguém que não tenha um friozinho na barriga. O texto de Mateus não fala destes exemplos de confissão, mas neste texto está presente a mais bela e sublime forma de confissão existente no mundo: A confissão de fé em Jesus Cristo! Pedro quando diz as palavras “tu és o Cristo o Filho do Deus vivo”, ele expressa a mais grandiosa forma de culto a Deus. Ele confessa a Jesus como o Filho de Deus. O verdadeiro Messias prometido que veio para salvar a humanidade. E nesta confissão feita por Pedro há uma coisa especial - Pedro não faz esta confissão pelo seu próprio raciocínio e pelas suas conclusões humanas. Mas pela revelação do próprio Deus que coloca no seu coração esta gloriosa confissão. Confissão que afirma que Jesus Cristo não é apenas um homem. Não é mais um dos profetas. Mas é o Filho do Deus vivo que veio para salvar toda a humanidade.
Com esta confissão, de que Jesus Cristo é o Senhor, é instituída a igreja cristã na terra. Jesus deixa claro de que todos àqueles que o confessam como Senhor e Salvador constituem a sua igreja sobre a terra, e esta confissão de fé Nele nem a morte pode destruir.
É através desta mesma confissão, de que Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador, que nós continuamos existindo como Igreja Cristã e como povo de Deus. Sem esta confissão não há igreja, não há povo de Deus.
Hoje toda a nossa vida é uma confissão de fé em Jesus. Esta confissão está presente em vários momentos de nossa vida. Está presente no momento em que Deus através de uma mãe e de um pai ensina seu filho a fazer uma oração. Está presente quando uma família vai ao culto. Esta confissão de fé está presente em todas as horas do dia, no momento em que fazemos nossas orações, no instante que mostramos nosso amor pelo nosso próximo. Quando falamos de Jesus aos nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, de escola. Em Cristo tudo o que fazemos passa a ser uma forma de culto a Deus, um testemunho de fé naquele que vem ao nosso encontro, nos acolhe em seus braços e nos salva: Jesus Cristo.