Fundação 13 de Agosto de 2006

"Façam tudo para a glória de Deus" (1 Co 10.31B)

sábado, 28 de novembro de 2009

Amizade cristã

Disse alguém: "Andar só é possível, mas todo andarilho sabe, que a grande viagem é a vida, e nela precisamos de amigos bons e leais". Onde encontrá-los? Quem são eles?
Falar sobre amizade é falar sobre dois mundos. Dois mundos que, por alguma razão importante, se identificam, se aproximam, buscando interesses e realizações comuns. Falar sobre amizade é falar sobre algo bonito, agradável e necessário. É falar de uma força invisível que, através dos séculos, une homens e mulheres, na mesma esperança, no mesmo objetivo e na mesma caminhada.
Só há uma maneira de termos e vivermos uma amizade sincera, verdadeira e duradoura. É quando vivemos e compartilhamos a amizade cristã. A amizade cristã leva a pessoa a dar-se em favor do outro. A amizade cristã procura o interesse e as necessidades do amigo. A amizade cristã leva em conta não só as necessidades materiais do amigo, mas em igual medida, as suas necessidades espirituais. A amizade cristã exige um cuidado, não só do corpo, mas também com a alma. Não só com a vida aqui neste mundo, mas também com a salvação e a vida eterna no céu.
Por isso, só existe amizade cristã onde Jesus Cristo, o Filho de Deus, faz parte. Pois ele diz: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (Jo 15.13). Que Deus nos dê a graça e as bençãos da amizade cristã. Amém!



Reunião do Grupo de Artes TRAJETO

Como é de costume nas reuniões do Grupo de Artes TRAJETO, houve um momento de reflexão com base na Palavra de Deus, feito pelo jovem Felipe, com dois temas: O segredo da felicidade (1 Timóteo 6.2-10) e O que adianta o corpo ser bonito se a alma padece! (1 Tessalonicenses 5.12-28). Houve também um momento de oração, com um pedido especial pela aniversariante do dia, uma das integrantes do grupo, Elaine. A cada reunião, o grupo busca orientação e fortalecimento na Palavra de Deus.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Reflexão e dinâmica O Castigo

Uma das prioridades do Grupo de TRAJETO Artes e estudar a Palavra de Deus antes fazer ensaios. Sempre fazemos um momento devocional e de oração, buscamos em Deus a inspiração, o apoio e fortalecimento para nossas vidas, só Ele nos mantém como seus artistas, divulgadores do seu grande amor. As fotos abaixo, foram tiradas no Momento devocional que fizemos com base no texto Bíblico de Amar faixa 1 odiar e João 4,7-21,. Fizemos também uma dinâmica O castigo.

sábado, 21 de novembro de 2009

Não importa a distância para servir a Deus!

Para o Grupo de Artes TRAJETO não importa a distância para servir a Deus! No último dia 21 de novembro, os integrantes Juntaram suas bicicletas e pedalaram cerca de 9 quilômetros para ensaiar as novas peças que o grupo prepara para o mês de dezembro. Muita alegria, descontração, cuidado e confiança em Deus, isso são ingredientes para continuar servindo a Deus, não importa onde, não importa se é longe ou perto. Deus é maravilhoso, sentir e companheiro, com Ele no comando de nossas vidas, podemos Enfrentar qualquer situação.




Dedicação e Talento!

Novos integrantes, mas características que marcaram e continuam marcando um o trabalho do Grupo de Artes continuam TRAJETO. Dedicação e talento! São duas das características que todos os integrantes do grupo tem. As fotos abaixo são de um ensaio de danças litúrgicas que estão sendo preparadas para a 4 ª Noite Artística do Grupo de Artes TRAJETO, que será em dezembro. A coreógrafa é a nossa apimentada Agnys, que tem talento de sobra. Que Deus a cada dia em conservar integrantes cada, como características citadas acima. Amém!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Teatro e Comunicação!


“Quem não se comunica se trumbica.” Já dizia Chacrinha! Trumbicar é Dar-se mal; entrar pelo cano. Daí a importância de uma boa comunicação, aliás, como a própria palavra já diz é uma “Comum+Ação”. Na igreja é essencial uma boa comunicação também. É pela boa comunicação que nós testemunhamos e recebemos o evangelho. Diante disso é válido sublinhar o que Viggo Sagaard escreve: “A palavra comunicação envolve não apenas o discurso oral e escrito, mas também música, a arte pictural, o teatro, e de fato todo comportamento humano”.
Aqui neste artigo quero apontar que por meio do teatro a comunicação pode ser muito eficaz, e que, Teatro e Comunicação têm tudo a ver. Falar do nascimento de Jesus Cristo através de uma peça teatral pode ser muito mais cativante do que ler um texto, ou ouvir uma pregação a exemplo.
Uma peça teatral pode mexer com todos os sentidos do corpo como escreve Cilene Guedes: “No teatro a proximidade com o público possibilita muitas coisas. De acordo com a peça, o expectador pode colocar, além da visão e da audição, o olfato, o tato e até o paladar, funcionando em conjunto, para perceber o que acontece em cena. E quem não sabe que nossos cinco sentidos são responsáveis pela percepção do mundo exterior? Com o teatro é possível abraçar praticamente toda a capacidade perceptiva do público. Assim há uma ótima comunicação, onde o remetente e receptor se entendem.
Outro fator é que “A atenção da mente humana nunca permanece fixada sobre um único ponto”. Numa peça teatral há elementos que fazem com que as pessoas prestem mais atenção e retenham mais a mensagem que se quer passar. Tomemos como exemplo novamente uma representação teatral, nesta há vários elementos que chamam a atenção das pessoas, pois além dos atores que representam, há também: Figurino, cenário, luz, diálogos e uma série de cenas. Comparando com uma pregação, onde há apenas uma pessoa falando, usando o mesmo espaço físico, o mesmo figurino, é evidente que a atenção das pessoas vai se prender mais à peça teatral, pois envolve mais o ouvinte à mensagem, graças a todos os meios utilizados pelo teatro. Deixando claro, porém, que pode e há exceções.
Numa boa comunicação e num bom teatro dois fatores devem ser considerados. Em primeiro lugar nossa mensagem deve ser transmitida em termos significativos e atraentes para a cultura receptora. Em segundo lugar, ela deve esforçar-se para tornar evidente que somos mensageiros de Cristo e que, na mensagem cristã, falamos o que deve ser ouvido, compreendido e acolhido por todas as criaturas.
A mensagem comunicada só fará sentido aos ouvidos dos ouvintes se estes estão entendendo o que se quer passar. Daí a importância de apresentar algo relevante à cultura, sempre ressaltando que deve estar fundamentada na mensagem cristã, com uma correta hermenêutica e correta aplicação de lei e evangelho.
Para encerrar destaco um exemplo de comunicação: “Uma série de grupos nos países asiáticos, como a Índia, Tailândia, e Indonésia, têm demonstrado a viabilidade do uso de formas tradicionais de dança e teatro na evangelização. Se tais ministérios estão bem integrados com as igrejas locais, o impacto é enorme enquanto o evangelho é expresso nas formas culturais locais e símbolos de comunicação, como o teatro.”
O teatro, portanto é uma eficaz forma de comunicação, pense nisso!


Marlus Seling - Bacharel em Teologia pela ULBRA
e Estagiário de Teologia pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Lutero e o Teatro


No dia 31 de Outubro comemoramos a Reforma Luterana, uma reforma que precisou ser feita. O Dr. Martinho Lutero foi o homem que trouxe à igreja de Cristo a verdade da palavra de Deus: O Cristão é salvo somente pela fé em Jesus Cristo e pela Graça Divina, revelado através da Palavra de Deus.
A contribuição de Lutero à Igreja Cristã é inquestionável. No campo da Teologia nem se fale, escreveu muito, mas muito mesmo, centenas de livros!
No campo da música também se aventurou, e ainda hoje cantamos muitas de suas composições, a titulo de exemplo cito “Castelo Forte é nosso Deus”, (Hinário Luterano - Nº 165).
E no campo das Artes cênicas Lutero fez algo? Lutero fez alguma peça de teatro para a igreja? Escreveu algo sobre teatro? Esta era uma dúvida que me questionava, procurei em muitos livros alguma coisa a este respeito. E não é que encontrei!
Margot Berthold cita Martinho Lutero como defensor do teatro como excelente forma de aprendizagem. Isso me chamou muita atenção, pois alguns autores fazem críticas contra os reformadores de que eles não gostavam do teatro. E neste livro Berthold afirma que Lutero não combatia o teatro, e sim, o que era ensino falso e contrário a pura palavra de Deus, cujo centro é Jesus Cristo, a única e verdadeira mensagem a ser proclamada.
É válido lembrar que durante a idade média os erros doutrinários eram constantes na igreja católica. O teatro era um meio pelo qual estes erros eram passados. Quem assistiu o filme “Lutero” deve se lembrar da cena em que eram vendidos as indulgências, de forma dramatizada, o vendedor, na cena João Tetzel, queimava sua mão para vender “o céu às pessoas”. A isso Lutero combateu, aos erros disseminados!
Outro autor que cita Lutero como defensor do teatro, e como forma de transmitir a pura palavra de Deus, é René F. Miller que escreve “Lutero também via o teatro com bons olhos, sabia que o palco era um ótimo meio para a propagação das doutrinas protestantes e investiu nisso. Dessa forma, a Igreja romana sofreu muitos danos ao seu prestígio”. Francisco Carlos Moura ainda acresce que “O acréscimo de cenas burlescas provocou a reação da igreja que procurava manter, nas peças religiosas, a pureza da fé”.
Portanto Lutero falou sim sobre teatro. Quem sabe até mesmo escreveu alguma peça, ou atuou... Disso não sei, ainda! Mas com toda certeza ele nos deixou um ótimo legado: A redescoberta da fé salvadora em Jesus Cristo. Quanto a isso, podemos e devemos usar diariamente, levar o testemunho de Jesus Cristo como nosso Salvador a muitas pessoas, de várias formas e meios, dentre as quais o teatro.



Marlus Seling - Bacharel em Teologia pela ULBRA
e Estagiário de Teologia pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

COMEÇANDO O TRABALHO NA BOCA DA MATA

A nova cara do Grupo de Artes TRAJETO (TRAzendo JEsus para TOdos)! Um novo lugar, uma nova oportunidade de trabalho e muitas caras novas! Na residência da Sr. André e da Sra. Eleni, bairro Boca da Mata, é o novo endereço do Grupo de Artes TRAJETO. Que Deus possa nos abençoar como até aqui tem nos abençoado.