Fundação 13 de Agosto de 2006

"Façam tudo para a glória de Deus" (1 Co 10.31B)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

No dia 31 de Outubro comemoramos a Reforma Luterana, uma reforma que precisou ser feita. O Dr. Martinho Lutero foi o homem que trouxe à igreja de Cristo a verdade da palavra de Deus: O Cristão é salvo somente pela fé em Jesus Cristo e pela Graça Divina, revelado através da Palavra de Deus.
A contribuição de Lutero à Igreja Cristã é inquestionável. No campo da Teologia nem se fale, escreveu muito, mas muito mesmo, centenas de livros!
No campo da música também se aventurou, e ainda hoje cantamos muitas de suas composições, a titulo de exemplo cito “Castelo Forte é nosso Deus”, (Hinário Luterano - Nº 165).
E no campo das Artes cênicas Lutero fez algo? Lutero fez alguma peça de teatro para a igreja? Escreveu algo sobre teatro?
Esta era uma dúvida que me questionava, procurei em muitos livros alguma coisa a este respeito. E não é que encontrei!

Margot Berthold cita Martinho Lutero como defensor do teatro como excelente forma de aprendizagem. Isso me chamou muita atenção, pois alguns autores fazem críticas contra os reformadores de que eles não gostavam do teatro. E neste livro Berthold afirma que Lutero não combatia o teatro, e sim, o que era ensino falso e contrário a pura palavra de Deus, cujo centro é Jesus Cristo, a única e verdadeira mensagem a ser proclamada.
É válido lembrar que durante a idade média os erros doutrinários eram constantes na igreja católica. O teatro era um meio pelo qual estes erros eram passados. Quem assistiu o filme “Lutero” deve se lembrar da cena em que eram vendidos as indulgências, de forma dramatizada, o vendedor, na cena João Tetzel, queimava sua mão para vender “o céu às pessoas”. A isso Lutero combateu, aos erros disseminados!
Outro autor que cita Lutero como defensor do teatro, e como forma de transmitir a pura palavra de Deus, é René F. Miller que escreve “Lutero também via o teatro com bons olhos, sabia que o palco era um ótimo meio para a propagação das doutrinas protestantes e investiu nisso. Dessa forma, a Igreja romana sofreu muitos danos ao seu prestígio”. Francisco Carlos Moura ainda acresce que “O acréscimo de cenas burlescas provocou a reação da igreja que procurava manter, nas peças religiosas, a pureza da fé”.
Portanto Lutero falou sim sobre teatro. Quem sabe até mesmo escreveu alguma peça, ou atuou... Disso não sei, ainda! Mas com toda certeza ele nos deixou um ótimo legado: A redescoberta da fé salvadora em Jesus Cristo. Quanto a isso, podemos e devemos usar diariamente, levar o testemunho de Jesus Cristo como nosso Salvador a muitas pessoas, de várias formas e meios, dentre as quais o teatro.